Aplicação:
A função do retentor é assegurar a vedação entre um eixo com movimento rotativo e uma base estacionária, através de uma carga prévia da borracha do lábio de vedação e da pressão
da mola.
Quando submetidos a pressões elevadas, o retentor deforma o lábio de vedação, criando uma área maior de contato entre o lábio e o eixo, provocando aumento de atrito e temperatura, e, consequentemente, limitando a vida útil do retentor.
A maioria dos retentores retém óleo ou graxa de sistemas de lubrificação, onde as pressões são menores que 1,0Kg/cm²; mas existem os sistemas de pressões elevadas, que exigem a colocação de um anel de encosto junto ao retentor, proporcionando a esse suportar pressões de até 20Kg/cm²; ou a utilização de um retentor com perfil especial que chega a suportar 30Kg/cm² de pressão. Para pressões elevadíssimas recorre-se aos selos mecânicos.
Compostos normalmente utilizados:
Hidráulicos : NBR, Poliacrílico, Silicone, Viton, Poliuretano, Teflon, Nylon